Colégio Anchieta, em Porto Alegre, RS, Brasil.

Depois do Anchieta, passei pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi uma passagem meteórica (ou nem tanto) e desagradável, por isso, sem fotos.
Em 1981 entrei então na Educação Física do IPA, minha graaaaaande faculdade. Lá me formei 4 anos depois, em Julho de 1985. Fico feliz toda vez que lembro dos ótimos momentos que passei lá. Foi muito legal e sempre afirmo que se um dia tivesse que optar por fazer outra faculdade, faria Educação Física no IPA de novo!

O outro local pelo qual me apaixonei e tenho muito carinho e respeito foi minha universidade em Tokyo, a NITTAIDAI, Nippon Taiiku Daigaku. Lá eu fiz meu mestrado e conheci aquele foi e será para sempre meu mentor profissional e pessoal, Dr. Koichi Hirota, MD. Digo sempre que foi com ele que aprendi a ser "gente". A universidade é muito legal e se vocês forem lá pra o início do meu blog, vocês poderão assistir o "essassa" que é o grito de guerra dos antigos samurais que eram formados nessa escola. É, a Nittaidai é muuuuuito antiga e tradicional no Japão! Valeu NITTAIDAI!!!


日本体育大学の独特の応援スタイルとなった『エッサッサ』は大正10年代の本学の前身である体操学校でうねったスポーツの波が誘因となって誕生しました。
その当時の体操学校は、日本体育会が大相撲と密接な関係を結んできたこともあってか、全校を挙げて相撲の応援に国技館に駆けつけていました。その当時、東京農大には『大根踊り』が、商船大学には『錨をあげて』が独自の応援スタイルとして名を馳せていました。体操学校でも、そのような独特の応援スタイルを考案しようという気運が高まってきました。これに応えたのが、当時体操学校の在学生であった、平井一氏でした。氏が回想するところによると、モチーフとされたのは当時アメリカから持ち込まれていた『ピストン・ロッジ・アームモーション走法』でした。この腕の振りに静と動、強と弱、速と遅の要素を取り入れ、掛け声を『エッサッサ』に。
このように日体独自の応援スタイルは平井氏がいた学生寮で誕生しましたが、80年近くもの歳月の流れの中で連綿と継承してこれたのも、学生寮が責任を持って先輩から後輩へと伝えつづけてきたからにほかなりません。
時代は移り、エッサッサも時の寮生たちによって少しずつアレンジされてきました。そして『離合集散』の美を表現しながらエッサッサをより勇壮なものへと仕上げていきました。月明かりに獅子が月に向かって咆哮する様子(さま)を表現したもの、との説明が加えられるに及んで、この静の強さを強調したスタイルは完成したといえます。『演じて見せるエッサッサの世界』は、われわれ日体人の精神的な土壌といえるのかもしれません。
Nenhum comentário:
Postar um comentário