sábado, agosto 14, 2010

Ilusões

É um pouco difícil escrever sobre o que pretendo aqui, então já me desculpo por antecipação caso algo fique pouco claro ou pareça questionável.
Terça-feira passada eu vinha do cinema com um amigo e, falando sobre o filme - The Sorcerer's Aprentice - conjecturávamos sobre a possibilidade de algumas coisas que vimos serem reais. Foi quando falei para ele que o conceito de "solidez" é ilusório, pois nada é, em verdade, sólido. Tudo se contitui de matéria, sendo que a matéria se mantém em contato pela energia que se entrepõe entre as partículas. É o estado de caos que mantém nosso universo. Nosso corpo é formado por céulas, que possuem por sua vez, uma membrana celular que compartimentaliza essa célula. Essa membrana está em constante movimento, em constante estado de adaptação energética, para que possa se manter "unida", "sólida". Quando a energia entre as partes se extingue, as partes simplesmente se separam, por falta de um elemento de união. Isso se aplica a tudo. Até ao mais sólido concreto ou vidro a prova de bala. Alíás, determinou-se há alguns anos atrás que vidro é um estado líquido da matéria.

Pensando dessa forma, podemos pensar em manipularmos nossa energia, nossa forma de manutenção das unidades de nosso corpo. Não seria algo de outro mundo ou de outro planeta. Nada que gerasse medo ou desentendimentos. Só a compreensão do próprio corpo, do uso de sua própria energia como fonte de comunicação com o universo e isso inclui a comunicação com outros seres humanos. Ajudarmos uns aos outros, com a troca de energia. Precisamos entender que energia é energia, não existe energia boa ou ruim, não existe mais ou menos, simplesmente, a energia em si. O que nós fazemos com ela é que faz o caráter de quem a tem.

Os jedis, criação de George Lucas para a saga Star Wars, sabem como manipular a energia e entendem que ela é capaz de fluir de dentro para fora de nosso corpo e ser usada para mudar o entorno de nosso corpo, interagir com a vida ao nosso redor. Ao mesmo tempo, também podemos usufruir da energia que outros seres liberam também quando interagem com o seu meio. Por isso que tem gente "abraçando árvores" em parques e andando descalço na grama, para poder "trocar" energia com o meio. Nossa energia pode ser colocada para fora de nosso corpo como uma extensão do mesmo, e daí vem as modificações que podemos causar no nosso meio, na nossa vida. Basta sabermos organizar essa energia, sabermos harmonizar nossa existência com a energia que temos dentro de nós mesmos e no nosso redor, no nosso mundo. Quando somos capazes de fazer isso, estamos fazendo o bem para nós e para os que nos cercam. Alguns meditam para isso, entoando mantras, outros pelo silêncio, outros pela leitura, outros pela criação, outros pela arte, enfim, toda e qualquer forma de integração sua consigo mesmo é uma forma de organizar nossa energia pessoal. Isso é essência de vida. Essência existencial.

Podemos fazer isso de diversas formas. Os Wiccanianos fazem belas poções para ajudar a harmonizar com a natureza, outros vêem em Cristo o centro de nossa criação e assim podemos enumerar uma quase infinita quantidade de possibilidades através das quais buscamos nosso centro, nossa integração pessoal com a existência humana.

Basta sabermos respeitar uns aos outros e entendermos que somos todos iguais em essência e que isso se aplica não somente aos humanos, mas também aos animais, às plantas, enfim, a natureza em geral, e estaremos todos alinhando nossa energia e criando um planeta melhor.
Pense nisso e se quiser, me ajude a ajudar o planeta.

Nenhum comentário: