quinta-feira, outubro 30, 2014

Descobri o que me incomodou...

Há alguns dias atrás eu escrevi aqui sobre minha ida a Porto Alegre e meu desencontro com meus colegas de colégio. Uma grande amiga me chamou atenção para o fato de eu ter perdido uma oportunidade de rever pessoas que eu gosto e me são queridas. Fiquei pensando muito naquilo, e agora, semanas depois me deu um clique:

Me senti bullied como se estivesse no colégio, no último encontro que eu estive presente. Lá estavam aqueles senhores, teoricamente adultos, na minha frente, fazendo piadas absolutamente sem graça e de muito mau gosto sobre gays. Chamando uns aos outros de diversos adjetivos com significado de homossexual na intuito de na brincadeira diminuir o colega e todos rirem muito.

Isso me incomodou muito. Me remeteu ao meu tempo de colégio onde isso era uma prática diária, constante, que me desgastou por anos a fio. Não preciso mais disso e como não vou mudar o comportamento dessas pessoas o melhor é que eu, mais uma vez, me retire. Fiz isso uma vez, posso fazer outra. Os meus amigos sinceros e próximos não se importarão.

O que me deu o estalo? Isso aqui...assista:



http://www.upworthy.com/a-priest-starts-his-sermon-with-a-lie-about-gay-people-so-this-awesome-lady-interrupts-him?c=ufb1

Fiquei triste e irritado comigo mesmo por ter confiado nessas pessoas, por ter pensado que haviam mudado. Alguns até diziam "Eu até tenho um amigo gay!", o que é uma das coisas mais nojentas de se ouvir de uma pessoa, como se fizesse um favor por ter um amigo desse "tipo". Enfim, são pessoas ótimas, muito queridas, que não servem para convívio.

Ouço isso de alguns outros amigos, com os quais tenho liberdade de chamar a atenção e que estão aprendendo, aos poucos, que brincar entre eles mesmos com isso também é preconceito e também machuca.

É isso aí.

Beijos

Nenhum comentário: