sexta-feira, junho 17, 2011

Tumulto em Vancouver

Já era esperado...
Em 1994, quando pela última vez o time de hockey de Vancouver (Canucks) esteve na final da Stanley Cup, houve uma série de tumultos na cidade que culminaram com a mesma baderna e horror que aconteceu ontem aqui.

Ontem (15 de Junho de 2011) os Canucks perderam na final da Stanley Cup de Hockey para os Bruins (Boston). Isso também já era esperado, pois o time já vinha jogando mal há algum tempo, vencendo por 1 X 0 e perdendo de 8 a 1 para Boston. Vancouver venceu os dois primeiros jogos por 1 X 0 e 3 X 2 respectivamente e perdeu os dois seguintes por 8 X 1 e 4 X 0. Venceu novamente o quinto jogo por 1 X 0 e perdeu o sexto por 5 X 2. O último, (sétimo e último jogo dos chamados "playoffs") foi ontem e Vancouver perdeu por 5 X 0. Isso desencadeou uma série de tumultos aqui na cidade.

Todos sabem que esporte pode levar a um nível de fanatismo e estupidez que se torna incontrolável. Já tivemos inúmeras provas disso nos jogos de futebol no Brasil. Aqui ainda vejo um agravante que é a pressão social. Aqui temos fama de sermos corretos, confiáveis, calmos e controlados. Parte disso é verdade, a outra parte é a imposição social, seja pela presença de uma outra pessoa te olhando ou seja pela lei.

Num momento como o de ontem, além da estupidez desencadeada pelo esporte, ainda tem esse elemento social que eventualmente precisa ser extravazado, posto para fora e mostrar para o mundo que o povo canadense também sabe fazer "merda".

Estou postando junto com esse texto algumas fotos que vão falar por si e mostrar o que eu citei acima.

Abraço















Um comentário:

Um brasileiro... disse...

Terrível... creio que agora, o que se espera é QUÊ atitudes as autoridades tomarão com relação aos baderneiros...