domingo, maio 25, 2008

Ano Novo


Para o ano novo, já estávamos de volta a Osaka. Logo que cheguei a Gaidai, conheci um japonês, muito muito legal, de quem logo fiquei amigo, o Kinji Yamada. Ele estudava Russo na Faculdade e também fazia teatro. Pagava a faculdade fazendo entrega de jornal pela manhã, antes da aula. Ficamos muito amigos e acabei conhecendo a família dele, que eram pessoas maravilhosas. Ele tinha um irmão mais velho que era artista plástico, u,a irmã mais velha ainda (ele era o caçula) e sua mãe. Eles foram minha família no Japão. Mesmo em Tokyo, continuavamos nos vendo e nos falando. A mãe do Kinji era a pessoa mais doce que eu já havia conhecido até então. Acabei passando o ano novo com eles naquele ano. Para mim foi tudo novidade, pois não imaginava como eram as cerimônias de entrada de ano. Muito legal, completamente diferente de nós ocidentais. A entrada do ano é algo introspectivo e salutar. Assiste-se ao amanhecer e faz-se o pedido por paz e saúde e depois vai-se dormir. Ao acordar fomos ao templo orar e pedir mais uma vez por paz e saúde. Sinto muito dizer que parte da família morreu no terremoto de 1995 em Kobe. Mas ainda tenho todos no meu coração. Aqui estão eles e eu no templo em Kobe.

Nenhum comentário: